Diferenças…

Há uns dias atrás editei um post em que referia a utilização por parte da revista Valores de uma fotografia minha numa entrevista a José Castelo Branco. E elogiei o comportamento exemplar dos responsáveis da revista por terem pedido autorização para a sua publicação e terem referido devidamente os créditos, ao contrário do que acontece em muitos casos.

Nem por encomenda. Aqui está um exemplo de comportamento contrário. O “jornal” Dica da Semana publicou na sua edição de 17 de Janeiro uma entrevista com Luisa Ortigoso, na qual também utiliza uma foto minha feita no espectáculo Água d’Alma no Cabaret Maxime. Só que… não pediu autorização e muito menos referiu os créditos. O que não era difícil já que a tirou deste blogue e, para além disso, as fotos têm lá em baixo escrito “Dionisio Leitão…”. Ou aliás pôs uma pequena legenda na foto dizendo “Foto D.R.”… “D.R.”??? Será que o Diário da República publicou uma foto minha? Contráriamente outra foto de um outro autor está devidamente identificada.

Aqui fica a reprodução do que referi. Peço desculpa pela má qualidade das imagens mas nem o jornal nem o meu scanner estão grande coisa.

E aqui está como é fácil passar por cima de um direito básico que qualquer autor tem, que é o de, pelo menos, ser referido o seu nome quando são utilizadas obras suas.

~ by Dionisio Leitão on January 18, 2008.

Leave a comment